Pular para o conteúdo

É falso que o governador da Bahia lançou mascote trans para incentivar vacinação

É falsa a informação que circula em grupos de aplicativos por mensagem e vídeos nas redes sociais afirmando que o governador Jerônimo Rodrigues ou o Governo do Estado da Bahia teriam lançado um “Zé Gotinha Trans”. Os conteúdos compartilhados usam uma montagem com manchete falsa atribuída ao portal G1 e uma foto manipulada de forma grosseira do governador ao lado do que seria o personagem. Além de mal intencionada, a postagem aborda de forma preconceituosa a questão LGBTQIA+ para tentar prejudicar a vacinação das crianças.

Uma simples busca reversa de imagens por meio da ferramenta Google Lens leva até à foto real, registrada em agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues na cidade de Campo Formoso no dia 10 de fevereiro de 2023. Na imagem feita durante visita à Feira Saúde Mais Perto, aparecem a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Adolfo Menezes, e o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa.

Na montagem divulgada pelos autores da peça de fake news, o ministro e o deputado foram omitidos da imagem, sendo substituídos pela suposta figura do mascote. Outros detalhes que comprovam a edição grosseira da imagem são a escova e o manequim odontológico que também desaparecem na montagem. A mão direita de Jerônimo, que segura a escova na foto original,também foi nitidamente adulterada para fazer parecer que aponta para o lado.

A verdade

Durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, o Governo do Estado apresentou a Maria Gotinha, versão feminina e preta do popular Zé Gotinha. Não há registro ou previsão de outras versões do mascote lançadas ou criadas pelo governo baiano. O programa de incentivo a imunização no estado conta com investimento de R$ 3,7 milhões.A meta é alcançar pelo menos 95% de cobertura vacinal em esquemas como o da poliomielite, pentavalente, pneumo e tríplice viral, além de reforçar as doses de reforço contra a covid.

O Estado da Bahia reafirma assim o seu compromisso com a garantia de saúde para salvar vidas e reitera que leva a sério a agenda da diversidade de raça e de gênero por meio de políticas públicas transversais de reparação, inclusão e garantia de direitos às minorias e grupos identitários. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) adota as medidas cabíveis para identificar e responsabilizar os criadores e divulgadores do material mentiroso.

Esse fake também já foi desmentido por:

AFP Checamos: O g1 não noticiou que o governo da Bahia criou “mascote trans” para campanha de vacinação

Aos Fatos: Governo da Bahia não criou mascote trans para incentivar vacinação

Aratu On: Após Maria Gotinha preta, fake news inventa “Zé Gatinha Trans”

Boatos.org: Zé Gatinha: governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação #boato

G1 Fatou ou Fake: É #FAKE que governo da Bahia criou mascote trans ‘Zé Gatinha’ para incentivar vacinação

Uol Confere: Governo da Bahia não criou mascote trans ‘Zé Gatinha’