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É fato que o Governo lançou a plataforma BA.GOV.BR de serviços

O Governo do Estado tem, agora, uma nova plataforma digital para facilitar a vida do cidadão. Trata-se do portal BA.GOV.BR, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no início deste mês de novembro, em evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Nesta primeira fase, são, ao todo, 586 serviços disponibilizados.

A nova plataforma passa a abrigar todos os serviços oferecidos pelo atual SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade. Os usuários e usuárias têm acesso aos serviços por meio de canais web, mobile (iOS e Android) e WhatsApp. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva. O BA.GOV.BR pode ser acessado de qualquer dispositivo 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar, de forma segura e simples.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a plataforma garante estabilidade no atendimento, pois incorpora o que há de mais avançado na área de tecnologia voltada tanto para a governança digital quanto para o relacionamento direto com as pessoas. “Estamos impulsionando a transformação digital no setor público baiano e trabalhando no sentido de incentivar a superação dos desequilíbrios e desigualdades sociais”, disse Jerônimo.

A segunda fase da plataforma já está sendo desenvolvida para promover a modernização e padronização dos sites de secretarias e órgãos do Governo do Estado, que serão integrados com a plataforma principal do BA.GOV.BR. “O Governo da Bahia está digital. Mais do que melhorar a comunicação, essa é uma ação para melhorar a experiência do cidadão na busca por informações e serviços do Governo”, afirma Daniel Ribeiro, coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Também está sendo trabalhada a inclusão de novos serviços, além dos já disponíveis, oferecidos por órgãos e empresas do poder estadual. 

Segurança e comodidade

A plataforma, gerenciada pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), teve sua arquitetura aprimorada, tanto em termos de segurança quanto de escalabilidade, para garantir que a plataforma possa lidar com um aumento de acessos simultâneos, caso isso ocorra. Desta forma, o Governo do Estado garante um acesso com praticidade, agilidade e segurança para todos os cidadãos. Em um único ambiente digital, o cidadão poderá emitir documentos (CRLV-e), solicitar segunda via do RG, agendar atendimentos e acessar uma variedade de outros serviços. Também no BA.GOV.BR, o cidadão poderá ler notícias e ficar atualizado sobre as ações realizadas pelos órgãos e secretarias em todo o estado.

Além de possibilitar mais facilidade, comodidade e rapidez aos baianos, os atendimentos online reduzem custos. Segundo a gerente de Soluções Estratégicas, da Prodeb, Kátia Argolo de Castro, “o modelo digital tem o potencial de gerar uma economia de até 90% aos cofres estaduais, em comparação com o modelo de serviços presenciais. O uso de serviços digitais pode, ainda, reduzir a jornada do cidadão em mais de 95%”.

Pioneirismo

Em 2018, a Bahia lançou sua primeira plataforma digital de serviços, o SAC Digital, após dois anos de desenvolvimento. Desde então, o número de serviços oferecidos na plataforma cresceu de 17 para 516, com quase 5 milhões de cidadãos cadastrados.

A plataforma já realizou quase 13 milhões de atendimentos e recebe cerca de 60 mil acessos diários, o que equivale a cerca de 4 mil acessos a cada 30 minutos. O sucesso do SAC Digital inspirou projetos similares em outros estados.

“O serviço surgiu ancorado na oferta de serviços digitais (Hub de serviços), no relacionamento com o cidadão de forma proativa e personalizada, e na governança de dados  – capaz de auxiliar a formulação e gestão de políticas públicas”, explicou Igor Takenami, diretor de Transformação Digital, da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Destaque nacional

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia foi o segundo estado que mais aumentou o número de usuários de internet no país. Também segundo o Instituto, o crescimento do acesso à Internet no estado baiano, por faixa etária, entre 2018 e 2019, foi puxado pelas pessoas idosas. 

A plataforma BA.GOV.BR permite a entrega de serviços ao cidadão baseada em seus diferentes papéis, momentos da vida e experiências, facilitando e otimizando ao máximo o encontro continuado da demanda com a oferta. O avanço da política de transformação digital tem rendido à Bahia posição destacada no Índice de oferta de serviços públicos digitais, desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), tendo o estado se mantido entre as quatro primeiras posições por dois anos consecutivos.