Fake! É mentira que o Governo do Estado deixou de entregar tratores na Bahia

São falsas as informações divulgadas em um vídeo que está circulando nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, sobretudo no WhatsApp, com acusações mentirosas de que o Governo do Estado da Bahia teria deixado de entregar tratores e os implementos para agricultores familiares dos municípios baianos. Na gravação, o autor da fake news também diz que os tratores teriam sido mandados pelo presidente Bolsonaro.

Na verdade, ao contrário do que afirma o autor da fake news, os tratores não estão escondidos, e já foram entregues, em atos públicos, nos dias 28, 29 e 30 de julho, no Parque de Exposições da Bahia, com a participação do governador do Estado da Bahia, Rui Costa, e de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia.

A ação, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), é realizada com recursos do Governo Estadual e do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais. No total, foram entregues um total de 200 tratores e implementos agrícolas.

Por que os tratores estavam lá naquele local?

Na gravação, os tratores estão estacionados no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no bairro de Itapuã, em Salvador.

O motivo de estarem nesse local é porque, antes de serem entregues e liberados para cada município, os equipamentos são levados para um espaço público, para que sejam vistoriados, emitidos os Termos de Cessão. O embarque para cada município é feito de forma escalonada.

Entre os municípios que receberam os tratores, pelo Governo do Estado, estão: Umburanas, Miguel Calmon, Dom Macedo, Anagé, Aporá, Serrinha, Itanhém, Ituberá, Juazeiro, Ourolândia, São Gabriel, Teixeira, Belmonte, Aratuípe, Taperoá, Mutuípe, Teolândia, Castro Alves, Campo Formoso, Palmeiras, Araçás, Santa Brígida, Paulo Afonso, Casa Nova, Remanso, Juazeiro, Maragogipe, Abaré, Muquém do São Francisco, Boninal, Caetano, Presidente Tancredo Neves, América Dourada, Milagres, Ilhéus, Ibirapitanga, Tabocas do Brejo Velho, Licínio de Almeida, Camamu, Feira de Santana, Ituaçu, Cabeceira do Paraguaçu e Presidente Dutra, Serra Dourada, Oliveira dos Brejinhos, Nova Viçosa, Andorinha, Serra Preta, Maracás, Botuporã, Candiba, Iuiú, Jacaraci, Mirante, Nova Canaã, Tremedal, Urandi, Correntina, Caetité, Jaborandi, Baianópolis, Canudos, Buerarema.