Fake! Governadores do Nordeste não tiveram encontro presencial durante pandemia.

É falso que governadores do Nordeste tiveram um encontro presencial quando a orientação de distanciamento social já era dada à população. Uma foto dos gestores de mãos dadas, registrada na 25ª edição do Conselho Deliberativo da Sudene – Condel, no dia 24 de maio de 2019, em Recife, foi viralizada nas redes sociais e nas redes sociais com a afirmação caluniosa que o encontro havia ocorrido durante a pandemia da Covid-19.

Na ocasião da foto, os governadores do Nordeste conseguiram aprovação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O presidente Jair Bolsonaro também esteve presente na ocasião. Os registros originais deste evento podem ser localizados com uma rápida busca no Google, em sites regionais e nacionais.

Desde os primeiros registros de pacientes com coronavírus nos estados, as reuniões entre os governadores do Nordeste têm sido realizadas por videoconferência. A última reunião presencial do Consórcio Nordeste foi no dia 11 de fevereiro deste ano, quando inauguraram a sede do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, em Brasília.