Pular para o conteúdo

Fake! Não houve óbitos relacionados a remarcação de cirurgias no Hospital Roberto Santos

É falsa a informação publicada no jornal Tribuna da Bahia

Não houve óbitos em virtude de remarção de cirurgias eletivas no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

A escala de anestesiologistas do HGRS possui profissionais durante 24h em todos os dias da semana, apesar de a unidade não estar com o quadro completo nessa especialidade. Destaca-se que nenhuma situação de urgência deixou de ser atendida.

Cabe ressaltar também que a remarcação de procedimentos cirúrgicos pode acontecer em qualquer unidade hospitalar por razões como instabilidade do quadro clínico do paciente, necessidade de exames complementares, reserva de hemocomponentes ou a necessidade de priorizar um caso de maior urgência. Portanto, nem todos os procedimentos remarcados têm como causa o quadro reduzido de profissionais.

A Sesab vem trabalhando para ampliar o número de anestesiologistas em unidades de saúde do Estado e melhor prover assistência à população. Para isso, foi atualizado o valor da remuneração dos anestesiologistas nos maiores hospitais da rede estadual chegando a R$ 2.700 por plantão realizado. Além disso, foi também aberto credenciamento para contratação de novos profissionais.

As ações evidenciam a diligência e esforços da Secretaria na manutenção dos atendimentos e prestação de serviços para a população.