Fake! Governador da Bahia não pediu para prefeita inventar novos casos de Covid-19

O Governo do Estado esclarece que é falsa a acusação de que o governador Rui Costa pediu à prefeita de Porto Seguro que aumente os registros de contaminados pelo novo coronavírus na região para obter mais recursos federais. A reunião do vídeo em questão aconteceu por videoconferência, no dia 23 de abril, com participação de outros prefeitos da Bahia, quando a cidade tinha seis pacientes confirmados com o diagnóstico de Covid-19.

No trecho divulgado pela equipe da prefeitura, Rui Costa explica como é feita a conta pelo Estado para estimar a quantidade de leitos de UTI a serem disponibilizadas na rede de saúde. Segundo o governador, a cada 100 pessoas identificadas com a doença, os chamados “ativos”, cinco devem precisar de internamento em UTI. “Para ocupar 10 leitos de UTI, precisavam ter 200 pessoas simultaneamente ativos com a doença”, explicou o governador durante a reunião.

Retirado do contexto original, o vídeo foi compartilhado em grupos e listas de transmissão do WhatsApp, no YouTube e em outras redes sociais com o claro objetivo de induzir as pessoas a interpretar de forma equivocada a fala do governador. Vale destacar que a reunião não foi reservada e todas as informações ditas na reunião são públicas.