Teatro de 20 milhões? Vídeo divulga desinformação sobre obra no interior da Bahia

Atualizado em 01/08/2023 com checagens de agências
Atualizado em 04/08/2023 com inauguração da escola

São falsas as afirmações feitas em vídeo que circula nas redes sociais de que um “teatro de R$ 20 milhões” estaria sendo construído em uma pequena cidade do interior do estado.

Na verdade, trata-se da construção do Colégio de Tempo Integral de Crisópolis inaugurado pelo Governo da Bahia no dia 4 de agosto de 2023. Entre os espaços de atividades de ensino, esporte e ciências, a unidade conta com um teatro com capacidade para 200 pessoas, que contribuirá para a formação artística e cultural dos estudantes e da comunidade.

Essa informação também foi checada por:

Aos Fatos: Vídeo mostra construção de escola de tempo integral em cidade baiana, não teatro

Leia abaixo o esclarecimento divulgado pela Conder e pela Secretaria da Educação:

Os colégios de tempo integral fazem parte do processo de modernização da rede de ensino da Bahia e é resultado da parceria ente a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Secretaria da Educação do Estado.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) vem esclarecer informações equivocadas e infundadas que têm circulado em um vídeo envolvendo as obras de construção do Colégio de Tempo Integral de Crisópolis, município localizado a 215 km da capital baiana.

Ao contrário do que foi divulgado, a obra trata-se, na verdade, de uma escola de tempo integral com 17 salas de aula; 07 salas multifuncionais, sendo 01 sala de vivências Corporais, 01 sala de Dança, 01 sala de Atendimento Especializado, 01 sala de Jogos, 01 sala de Ciências Humanas, 01 sala de Música e 01 de artes; 04 Laboratórios, incluindo espaço maker para o estímulo à ciência e inovação; setor administrativo; biblioteca totalmente equipada; teatro com capacidade para 200 pessoas, que contribuirá para a formação artística e cultural dos estudantes e da comunidade local e regional. Todos os espaços contam com climatização e iluminação adequada.

A escola conta ainda com restaurante estudantil, com capacidade para 200 pessoas, garantindo uma alimentação adequada para os estudantes durante o período integral; quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo para incentivar a prática esportiva e o lazer; além de vestiários e 26 banheiros.

A escola de tempo integral de Crisópolis representa um grande avanço na área da educação e será um legado duradouro para a população local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e proporcionando oportunidades educacionais que transformarão a vida dos estudantes e suas famílias. Vale ressaltar que as escolas de tempo integral do Governo da Bahia são abertas à comunidade, com projetos que integram a participação de estudantes da rede municipal e particular de ensino, e que promovem uma integração com a comunidade local e regional.

A obra, iniciada em outubro de 2021, já está em fase final de conclusão e tem previsão para término no próximo mês. O colégio atenderá aproximadamente 1000 jovens, fornecendo uma estrutura completa e moderna para o seu desenvolvimento acadêmico e cultural.

É imprescindível ressaltar que a Conder executa o projeto de educação do Governo da Bahia com total transparência, seguindo todos os trâmites legais, com licitações adequadas e fiscalização rigorosa, visando garantir a eficiência dos recursos públicos investidos em benefício da população baiana. Repudiamos a disseminação de informações falsas, caracterizadas como “fake news”, pois isso pode gerar desinformação e prejuízos para a credibilidade de ações tão importantes para o desenvolvimento educacional de toda a Bahia.